Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sexta-feira, março 04, 2005

“O sonho afro-americano” de Jamie Foxx



No passado dia 27 de Fevereiro realizou-se a 77.ª Edição dos Óscares, na qual Jamie Foxx venceu o Óscar de Melhor Actor pela sua interpretação no filme biográfico “Ray”. Com um discurso emocionado, o actor evidenciou o facto de finalmente se reconhecer o trabalho dos actores negros, afirmando “Vamos viver o sonho afro-americano”.
Foxx iniciou-se no mundo do espectáculo através da televisão, sendo um dos principais comediantes americanos dos anos 90. Aos 22 anos conseguiu o seu primeiro papel numa série chamada “In Living Color”. Contudo, só em 1996 viu nascer o seu próprio programa - “The Jamie Foxx Show”. A partir daí foi um salto para o meio cinematográfico. De entre umas participações menos conseguidas, o actor começa a receber críticas positivas com o filme “Um domingo qualquer”(1999). Posteriormente, contracena com Will Smith na película “Ali”(2001), demonstrando o seu talento para as artes dramáticas.
No entanto, é a partir de 2004 que Foxx consegue destaque com “Colateral”, um filme onde interpreta um taxista que se vê obrigado a colaborar com um assassino profissional (Tom Cruise). Este desempenho valeu-lhe duas indicações de Melhor Actor Secundário nos Globos de Ouro e nos Óscares. Mas é em dando vida ao pianista de blues, Ray Charles, que Jamie Foxx se consagra , conquistando o Óscar de Melhor Actor.

1.º Óscar de Morgan Freeman





A noite dos Óscares ficou ainda marcada pela atribuição do Óscar de Melhor Actor Secundário a outro actor afro-americano: Morgan Freeman com a produção de Clint Eastwood “Million Dollar Baby”. Apesar de ser a primeira vez que Freeman recebe uma estatueta, contam-se as vezes em que o actor foi indicado aos grandes prémios do cinema, bem como aos Globos de Ouro.
Em 1971, o actor inicia-se na televisão ao participar numa série infantil. Todavia, teve o seu primeiro grande papel no cinema dez anos depois, interpretando Malcom X em “The Death of a Prophet”. Outras películas como “Harry and son” (1984) ou “Marie- a verdade de uma mulher”(1985) firmaram-no como o melhor actor negro de Hollywood, pelo que em 1987 recebe a primeira indicação ao Óscar de Melhor Actor Secundário por “Armação perigosa”. Em “Driving Miss Daisy” (1989) recebeu a sua segunda indicação ao Óscar, desta vez na categoria de Melhor Actor. No entanto, é nos anos 90 que Freeman, consegue papéis em “Os Imperdoáveis”, mais uma vez de Eastwood, e em “The Shawshank Redemption” que o faz receber uma terceira indicação para Melhor Actor, embora perdesse o prémio para Tom Hanks. Após participações em “Seven- Sete pecados mortais” (1998) ou em “Impacto profundo”(1998), só o ano de 2004 lhe trouxe o reconhecimento da Academia com “Million Dollar Baby”, onde Freeman é Scrap, o melhor amigo de Frankie (Eastwood), e quem ajuda Maggie (Hillary Swank) a ser lutadora de boxe.

Deste modo, Foxx e Freeman seguem os passos de outros actores afro-americanos que também conquistaram o prémio, nomeadamente Sidney Poitier (o primeiro actor negro a vencer um Óscar, em 1963 com "Lillies of the Field"), Denzel Washington (vencedor do Óscar de Melhor Actor Secundário em 1989 por "Tempo de Glória"e o Óscar de Melhor Actor em "Dia de Treino" em 2002) e Halle Berry (vencedora do Óscar de Melhor Actriz no filme "Depois do Ódio" em 2002).



Fontes: www.cinema2000.pt
www.publico.pt
www.oscar.com