Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

“Mar Adentro”



Estreou ontem, em Portugal, o representante espanhol para os Óscares 2005, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Maquilhagem - “Mar Adentro”. Baseado em factos reais, a película conta a história de um tetraplégico que luta pela sua própria morte.

Ramón Sampedro (Javier Bardem) era um jovem mecânico de barcos que levava uma vida normal, até ao dia em que um acidente de mergulho lhe provoca uma fractura grave no pescoço deixando-o tetraplégico. Desde então, depois de trinta anos aprisionado numa cama, Ramón decide morrer, travando uma luta com a justiça espanhola que é contra a prática da eutanásia.
No entanto, tudo muda com a chegada de duas mulheres à sua vida: Rosa (Lola Dueñas), uma vizinha que tenta convencê-lo a continuar a viver e Julia (Belén Rueda), uma advogada especialista em casos de eutanásia, que o apoia na sua vontade de morrer. A partir daí, seduzidas pelo modo de ser de Ramón, Rosa e Julia começam a questionar a forma como dirigem as suas vidas.

Com uma indicação ao
Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Maquilhagem, “Mar Adentro” ganhou 15 prémios Goya de Melhor Actor, para o protagonista Javier Bardem, Melhor Actriz para Lola Dueñas, Melhor Filme, Melhor Realizador (Alejandro Amenábar), Melhor Actor e Actriz Secundários, Melhor Maquilhagem, Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora, Melhor Desenho de Produção, Melhor Direcção de Arte, Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Melhor Revelação Masculina (Tamar Novas) e Melhor Revelação Feminina (Belén Rueda) . Além disso, conquistou ainda o Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro, o Grande Prémio do Júri e o Volvi Cup de Melhor Actor (Javier Bardem) no Festival de Veneza.


Fontes:
http://cinecartaz.publico.clix.pt/filme.asp?id=119341

2 Comments:

Blogger Alexandre Carvalho said...

Esta hístória além de ser uma lição de vida é algo que passa pra além do grande ecran pois é verídica. Para quem assistiu a esta historia de vida em tempo real o filme torna-se ainda mais comovente e podemos tirar como exemplo a força com que o ser-humano enfrente as suas decisões... Continuem com o blog que está muito fixe!

6:53 da tarde  
Blogger Alexandre Carvalho said...

Obviamente vencedor de um oscar! Bom trabalho!!!!!

12:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home