Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

terça-feira, dezembro 14, 2004

Cinemas portugueses ajudam Amnistia Internacional

No passado dia 10 de Dezembro, aqueles que acorreram a algumas das salas de cinema espalhadas pelo país, contribuíram para a Amnistia Internacional. A iniciativa teve o apoio dos cinemas Millenium e Socorama.

A Secção Portuguesa da Amnistia Internacional lançou o desafio aos cidadãos nacionais. Uma simples ida ao cinema seria suficiente para cada um dar a sua quota de ajuda a esta instituição. A acção teve como objectivo sensibilizar a população portuguesa para a Declaração Universal dos Direitos Humanos, compromisso muitas vezes olvidado.
Cerca de 10% dos lucros de bilheteira, proporcionados pelo pequeno gesto que muitos realizaram na passada sexta-feira, reverterá a favor da Amnistia Internacional. Segundo o comunicado publicado por esta instituição no seu sitio oficial na Internet, onde é feita uma retrospectiva histórica que remonta às atrocidades cometidas durante a II Guerra Mundial e à posterior formulação da Declaração dos Direitos Humanos, está à vista de todos que “tantos anos depois ainda se praticam atrocidades em todas as regiões do mundo”.
A escolha da época natalícia para a realização desta campanha não foi casual. Esta quadra festiva que se aproxima traz consigo um substancial aumento do consumismo e, consequentemente, uma muito maior afluência da população aos shoppings de todo o país, onde se situam a grande maioria das salas de cinema. Na opinião dos representantes da Secção Portuguesa da Amnistia, este foi um momento importante para os cidadãos lusos “fazer a diferença” e mostrarem a sua senibilidade em relação “aos direitos humanos”.
O papel dos Cinemas Millenium e Socorama – Castelo Lopes S.A. também não foi esquecido pela entidade organizadora, a qual admitiu que esta iniciativa só foi possível “graças à generosa colaboração” das duas empresas.