Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

quarta-feira, março 02, 2005

Estão aí os vencedores dos Óscares 2004



A atribuição dos mais mediáticos galardões do cinema mundial aconteceu na passada madrugada de segunda-feira. A Academia de Hollywood premiou as melhores performances de 2004 nos diversos âmbitos da sétima arte.
Numa cerimónia em que os habituais apresentadores (Billy Crystal ou Robin Williams) foram substituídos por Chris Rock, o bom humor imperou e o novo modelo da cerimónia, que tinha por objectivo torná-la mais dinâmica e atractiva, parece ter resultado. O espectáculo foi transmitido em directo por cadeias de televisão em todo o mundo, facto que o torna, ano após ano, como um dos eventos de maior audiência.
Os grandes candidatos da noite – Clint Eastwood com “ Million Dollar Baby” e Martin Scorsese com “ The Aviator” –, apesar de terem confirmado esse estatuto, tiveram sortes diferentes.
A obra de Eastwood arrecadou quatro estatuetas em sete possíveis. Para além ter recebido o galardão de melhor realizador, o cineasta norte-americano viu ainda “Million Dollar Baby” vencer o Óscar de melhor filme, Hillary Swank o de melhor actriz principal e Morgan Freeman o de melhor actor secundário.
Quanto a Scorsese, as noites te Óscares parecem não estar fadadas a condecorá-lo . “The Aviator”, com 12 nomeações, venceu cinco Óscares. Porém, apenas a estatueta de melhor actriz secundária, entregue a Cate Blanchett, esteve entre os prémios de maior relevo. Melhor guarda-roupa, melhor direcção artística, melhor montagem e melhor fotografia, foram os restantes galardões atribuídos à equipa de “The Aviator”.
O Óscar de melhor actor principal coube a Jamie Foxx pela sua prestação em “Ray, onde dá vida a um dos maiores ícones da música jazz. Este filme, realizado por Taylor Hackford, recebeu ainda a estatueta de melhor edição sonora.
Quanto aos restantes prémios da noite, são de realçar o de melhor filme estrangeiro entregue à produção espanhola “Mar Adentro”, e o de melhor filme de animação que coube a “The Incredibles”.
Os derrotados da noite foram, de uma forma geral, “Closer” de Mike Nichols e “The Passion of the Christ” de MelGibson, filmes que não receberam qualquer distinção.
No
site oficial da cerimónia é possível ter acesso a um vasto leque de informações e curiosidades acerca destes Óscares 2004.

Fontes:
www.oscar.com
www.hollywood.weblog.com.pt