Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sexta-feira, março 04, 2005

Hilary Swank conquista, pela segunda vez, o Óscar de Melhor Actriz



Hilary Swank garantiu no passado domingo, dia 27 de Fevereiro, no Kodak Theatre de Los Angeles, pela segunda vez, o Óscar de Melhor Actriz pela sua interpretação em “Million Dollar Baby” (“Sonhos Vencidos”), tornando-se a mais jovem actriz a receber o galardão duas vezes na mesma categoria.
Por sua vez, Cate Blanchett levou para casa o prémio de Melhor Actriz Secundária pelo seu desempenho em “O Aviador” no papel da emblemática Katherine Hepburn.


Cinco anos após ter ganho o Óscar pelo seu papel em “Os Rapazes Não Choram”, Hilary Swank volta a conquistar os membros da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e é novamente distinguida com o galardão de melhor actriz, pela interpretação de uma pugilista no último filme de Clint Eastwood, “Million Dollar Baby”.
Para a mesma categoria concorriam ainda Annette Bening com o filme “As Paixões de Júlia”, Catalina Sandino Moreno com “Maria Cheia de Graça”, Imelda Stauton em “Vera Drake” e Kate Winslet com a sua interpretação em “O Despertar da Mente”.
Hilary Swank nasceu no estado do Nebraska, nos Estados Unidos em 1974. Com apenas nove anos inicia a sua carreira com o filme “Mogli- O Livro da Selva”. Com 16 anos, Hilary integrou o elenco de “Karate Kid” e dois anos mais tarde, em 1996, continuou na sequela do filme como discípula de Miyagi (Pat Morita) em “Karate Kid 4 – A nova Aventura”. Contudo, o verdadeiro sucesso ocorreu em 1999, quando a seleccionaram para desempenhar um dos papéis mais marcantes da sua carreira com o filme “Os Rapazes Não Choram”. Foi o trabalho de composição do complexo personagem Brandon Teena/Teena Brandon que a consagrou como melhor actriz na cerimónia dos Óscares de 2000.
Após o sucesso deste filme, Hilary voltou ao grande ecrã, desta vez, no papel da sensual e feminina condessa Jeanne De La Motte Valois na película “O Enigma do Colar” (2001) ao lado de Adrien Brody, Christopher Walken e em 2002 contracena com Al Pacino em “Insomnia”. Por fim, no seu último trabalho em “Million Dollar Baby”, a actriz vive a história de Maggie Fitzgerald, uma mulher determinada a lutar boxe e que para isso conta com a ajuda de Frankie (Clint Eastwood). A parceria entre Hilary e Eastwood parece ter dado resultado, visto que ambos ganharam dois dos prémios mais cobiçados da sétima arte, melhor actriz e melhor realizador, respectivamente.


Cate Blanchett recebeu Óscar de Melhor Actriz Secundária



A actriz australiana Cate Blachett recebeu, pela primeira vez na sua carreira, o Óscar de Melhor Actriz Secundária pela sua interpretação de Katherine Hepburn no filme “O Aviador” de Martin Scorcese.
Para além de Blanchett, estavam na corrida ao título Laura Linney com o filme “Kinsey”, Virgínia Madsen com “Sideways”, Sophie Okonedo em “Hotel Ruanda” e Natalie Portman pela sua participação em “Closer- Perto Demais”.
Catherine Blanchett começou a sua carreira ao participar por necessidade num filme egípcio. Contudo, a sua verdadeira estreia no cinema deu-se ao lado de Glenn Close com “Paradise Road”(1997), no qual interpreta uma das prisioneiras dos japoneses, em Samatra, na II Guerra Mundial. No mesmo ano protagoniza com Ralph Fiennes “Óscar e Lucinda”, conseguindo dar um salto significativo na sua carreira. No ano seguinte, desempenha o papel de “Elizabeth”, a recém-coroada rainha da Inglaterra de 1554, um país marcado por um período de grande instabilidade financeira e religiosa. Com este filme, Cate Blanchett conseguiu o Bafta e o Globo de Ouro de melhor actriz e recebeu a indicação para o Óscar na mesma categoria. A partir daí, Cate não mais parou. Entrou em “O Talentoso Mr. Ripley”(1999), “Desaparecidas” (2003) e na premiada triologia de “O Senhor dos Anéis”.
Todavia, é com a sua participação em “O Aviador” que Cate Blanchett consegue o verdadeiro reconhecimento do seu trabalho ao conquistar o seu primeiro Óscar na categoria de Melhor Actriz Secundária.


Fontes: