Produtora cinematográfica no norte do país
“Olho de Vidro”, é o nome da nova produtora portuguesa de cinema. Nascida com o propósito de desenvolvimento e alargamento desta arte, fundamentalmente a norte de Portugal, este projecto, com sede na Cidade Berço, ambiciona estimular o panorama cultural e económico da região, consciencializando para a realidade audiovisual.
Rodrigo Areias, de 26 anos, licenciado em Som e Imagem pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto) e formado em Realização Cinematográfica pela Tisch School of Arts da Universidade de Nova Iorque, dirige o conjunto de jovens que tem levado avante este projecto. Com uma significativa experiência no campo da sétima arte, Areias assina diversos documentários e contribuições com respeitados realizadores nacionais, nomeadamente Manoel de Oliveira e Edgar Pêra.
O primeiro filho da “Olho de Vidro” é uma longa-metragem inspirada no “Rei Édipo” de Sófocles. Areias, afirma que é uma versão reflexiva que aborda temas actuais e de um passado recente do nosso país. Nela é retratado o drama vivido por filhos de emigrantes portugueses, que nos finais dos anos 60 e inícios dos anos 70, vivem num estado de anomia, por não conhecerem a sua cultura-mãe e a do país que conhecem, mas do qual não fazem inteiramente parte.
Sem qualquer apoio financeiro por parte do Estado, o projecto conta com as participações dos actores David Almeida e Paula Guedes, estando ainda por confirmar a presença do também actor Nuno Melo. Grande parte do filme será gravado no norte do país, no entanto, determinadas cenas provavelmente serão rodadas em Paris e em Espanha. Além disto, a produção já tem uma banda sonora original, que estará a cargo de The Legendary Tiger Man, apoiado pela editora Valentim de Carvalho.
A nova produtora cinematográfica impulsionada pela editora Ninja Tune, tem ainda em mente um outro plano, produzir uma película para a Cinematic Orchestra, numa co-produção entre Portugal, Reino Unido e França. De igual modo, também será rodada na zona nortenha do nosso país, e será distribuída mundialmente.
Fonte: http://cinecartaz.publico.clix.pt/noticias.asp?id=119013
3 Comments:
olá!
sou aluno da licenciatura de Novas Tecnologias da Comunicação e ao ler um artigo no jornal de notícias acerca desta nova produtora com carácter de associação e após uma pesquisa, ter chegado a este blog, gostaria de saber se é possível ter acesso a mais informações acerca desta associação, tendo, também, em conta que ainda não tem site disponibilizado. Também como futuro e presente interessado na área do cinema e como pessoa também ligada a uma Associação Cultural que é a d'Orfeu com sede em Águeda. Não sei se é através de vocês que posso ter acesso a essas informações, mas desde já obrigado.
Até já
oscar
Olá! Eu não escrevo para este blog mas acho que te posso dar informações em relação à tua questão. Dá-me menos de uma semana e ja te digo qualquer coisa. Vânia G.
Olá! Preciso do teu e-mail para te enviar o contacto, pois como deves compreender, o número pessoal do Rodrigo Areias não é algo que possa publicar num blog.
Vânia G.
Enviar um comentário
<< Home