Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

terça-feira, dezembro 28, 2004

Fantasporto 2005 – 25.º Festival Internacional do Porto

Irá decorrer entre 21 de Fevereiro e 7 de Março, o 25.º Festival Internacional do Porto sob a temática “Imaginário, Fantástico e Ficção Científica”, desafiando todos os que queiram conhecer novos formatos e modos de fazer cinema. No ano das suas bodas de prata, o maior evento cinematográfico português, apresentará uma mostra de 250 sessões, disponibilizando 2600 lugares por cada uma.
A edição do ano vindouro irá constar de diversas Retrospectivas, nomeadamente, do CINEMA INDIANO, destacando o Bollywood – cinema de Bombaim da década de 60/70; CINEMA ALEMÃO DO SÉCULO XXI; 25 ANOS DE FANTASPORTO, onde serão exibidos os filmes mais importantes e premiados; CHRISTOPHER LEE, um Rosto do Fantástico e ainda uma retrospectiva concernente aos realizadores japoneses do fantástico. Como habitualmente, terá uma secção oficial de competição, em que participarão curtas e longas-metragens no formato 35mm, sob a temática já referida.
No entanto, a inovação é a secção ORIENT EXPRESS, na qual será exposta uma amostra do mais recente cinema que se faz na Ásia, constando também de um Júri Internacional que avaliará as obras em concurso.

FANTAS promove cinema português e aposta nos jovens
O FANTASPORTO’2005 contará com a presença de um stand do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM), que sustentará uma amostragem do Novo Cinema Português, divulgando filmes em “vídeo à la carte”. Contudo, esta área será particularmente reservada a convocados estrangeiros e jornalistas.
Tendo em vista uma maior aproximação da camada juvenil a este tipo de actividades culturais, a edição deste ano desenvolverá actividades junto deste público, já que normalmente a sua presença é muito rara.
A música é uma outra aposta da organização, que apresentará vários espectáculos de música clássica, rock, jazz e mesmo música electrónica no AMC Arrábida 20 (V.N. Gaia). No Teatro Sá da Bandeira terá lugar a festa de encerramento do festival, que iniciará com o programa FANTAS EM SONS e culminará com o BAILE DOS VAMPIROS2005.

25 Anos de Fantástico
Como comemoração, o evento pretende editar um catálogo e um livro respeitante aos 25 anos da sua existência.
A obra de vários autores, “Contos Fantásticos” será também editada, assim como, as “Crónicas da Imagem” da autoria de Beatriz Pacheco Pereira. Do mesmo modo, será lançado um conjunto de DVD’s com filmes de culto do FANTASPORTO.