Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

"Hotel Ruanda"



Estreou em Portugal, no passado dia 17 deste mês, o filme “Hotel Ruanda”. Embora não seja um dos favoritos para a entrega dos Óscares, no próximo dia 27, está nomeado para quatro categorias, entre as quais as de melhor actor para Don Cheadle, melhor actriz secundária pelo desempenho de Sophie Okonedo e de melhor argumento original, tornando-se um dos filmes sensação do ano cinematográfico.
“Hotel Ruanda” recupera a história verídica de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), um profissional competente de um hotel na capital do Ruanda, Kigali. A trama remonta a 1994, quando o país foi palco de uma das maiores atrocidades da História da Humanidade. Após vários anos de conflitos étnicos entre Hutus e Tutsis, o assassinato do presidente Hutu, Juvenal Habyarimana, vai despoletar o confronto sangrento que, em apenas 100 dias, matou cerca de um milhão de pessoas de etnia Tutsi. É neste contexto que Paul Rusesabagina, um Hutu mais moderado casado com uma Tutsi (Sophie Okonedo), à semelhança do que fez Oskar Schindler, vai fazer de tudo para proteger a sua família e quem o rodeia, conseguindo salvar mais de um milhar de refugiados Tutsis ao acolhe-los no hotel que gere. Rusesabagina vai contar com a colaboração do Coronel Olivier (Nick Nolte), o responsável das Nações Unidas no território.
Dirigido pelo irlandês Terry George, este filme mostra-nos como um homem vulgar, no meio de uma guerra, luta para proteger a sua família e consegue salvar milhares pessoas ao abrigo do seu hotel. Curiosamente, parte das receitas deste filme irão reverter para a AMI, ajudando as vítimas do tsumami e contribuindo para a recuperação do sudeste asiático.