Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

quinta-feira, dezembro 09, 2004

Vem aí o “Expresso Polar”



Depois de trabalharem juntos em “Forrest Gump” e “Cast Away”, Robert Zemeckis e Tom Hanks voltam a unir-se, desta vez para algo bem diferente: “Polar Express”, uma mega produção animada que promete ser o filme deste Natal.

Chega hoje às salas de cinema portuguesas “Polar Express", um sério candidato a melhor filme de animação do ano. Esta película, baseada num conto natalício escrito por Chris Van Allsburg, está cotada como uma das mais caras produções de 2004 (cerca de 150 milhões de dólares), tendo um orçamento ao nível do épico “Alexandre – O Grande” de Oliver Stone.
A Sony Pictures Imageworks ajuda a dar vida a esta história através de animação gerada por computador, que utiliza a próxima geração de tecnologia de captura de movimento. A "dobragem" da captura de movimentos permite que o desempenho dos actores de carne e osso, gestos e emoções, sejam reproduzidos nos personagens digitais. Para além disso, as vozes de Tom hanks e Chirs Coppola, entre outras, conferem um toque de classe à obra de Zemeckis.
“Polar Express” relata a história de um rapaz de 8 anos e todas as suas dúvidas em relação à existência do Pai Natal. Exactamente na véspera natalícia, uma misteriosa locomotiva leva o pequeno rapaz para uma viagem inesquecível, com inúmeras peripécias. O maquinista, na voz de Tom Hanks e com uma impressionante semelhança física ao actor, conduz um comboio cheio de crianças até ao Pólo Norte, viagem durante a qual apenas aqueles que realmente acreditam no Pai Natal receberão a mais extraordinária de todas as prendas.
A crítica norte-americana tem sido bastante positiva em relação a este filme, uma vez que nele tudo é feito para o deleite e encantamento do seu verdadeiro público: as crianças. “Polar Express” deixa um pouco de lado o humor complexo de “Monsters Inc.” ou “Ice Age”, muitas vezes incompreensível para os mais pequenos, e distingue-se pela magia conferida a cada cena, onde tudo parece tão fictício e, ao mesmo tempo, tão real.
O “Expresso Polar” está a chegar e dá garantias de vender milhões de bilhetes para uma alucinante expedição pelo mundo da fantasia. O próximo apeadeiro da mais conhecida locomotiva deste Natal é em Portugal e, para os mais curiosos, a jornada pode começar imediatamente, através de uma visita ao sítio oficial do filme.