Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Rita Blanco é homenageada em Santa Maria da Feira

Começou ontem na biblioteca municipal da cidade, a oitava edição do Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira. Na próxima quarta-feira, será exibido o filme “Noite Escura”, de João Canijo, que conta com Rita Blanco num dos principais papéis. O filme será seguido de uma cerimónia em homenagem à actriz que, segundo a organização, “tem incorporado algumas das personagens mais marcantes do cinema português". Para Américo Santos, director do Cineclube da Feira e organizador do evento, o principal objectivo, em relação à actriz, é “homenagear o seu trabalho fabuloso, mas também a sua personalidade".
Este ano, o festival aposta na criação de “laboratórios” para mostrar projectos cinematográficos que ainda estão a ser desenvolvidos ou em fase de finalização para, de alguma forma, captar o interesse de parcerias, patrocínios ou mecenas.
Todavia, o objectivo central do festival mantém-se intacto, isto é, "reconciliação do público com o cinema português" e facilitação à entrada do cinema brasileiro no nosso país continuam a ser finalidade deste acontecimento.
Ontem, às 22h00 teve início este festival feirense, com a exibição do filme “Contra Todos”, do brasileiro Roberto Moreira, vencedor no Festival do Rio de 2004. Prevê-se que sejam apresentados 70 filmes, com a presença dos realizadores, actores e técnicos.
Do júri fazem parte, o já citado, João Canijo, Cláudia Tomaz, Inês Oliveira, Paulo Halm e Eliane Caffé.
O festival está a decorrer desde ontem e prolongar-se-á até ao próximo dia 12, terminando com a entrega de prémios e a apresentação do filme "O Caminho das Nuvens", do brasileiro Vicente Amorim, a partir das 22h00.

Fonte:
http://cinecartaz.publico.clix.pt