Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

segunda-feira, março 07, 2005

Curta-metragem portuguesa em Festival de Cinema da Finlândia

A curta-metragem “Ovelha Azul”, realizada por alunos de oito escolas do concelho do Fundão, foi seleccionada para participar na programação do “Vídeotivoli”, integrado na 35ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tampere na Finlândia. O evento realizar-se-á a partir da próxima quarta-feira, dia nove, até ao próximo dia 13 deste mês, e é considerado o mais importante acontecimento do género no norte da Europa.
A curta-metragem “Ovelha Azul” tem 10 minutos e será o único filme português presente no Festival com projecções marcadas para hoje e para dia 10, em sessões dedicadas especialmente para crianças mas que também estão abertas ao público em geral.
Este filme foi realizado o ano passado no âmbito do projecto “Frame a Frame”, desenvolvido pela Cooperativa Cinema Jovem e envolveu a participação de cerca de 200 jovens na globalidade das oito escolas fundanenses. Com o apoio do ICAM e da Câmara Municipal do Fundão, a “Ovelha Azul” estreou em Outubro último no Festival IMAGO 2004 e consegue, assim, integrar a programação da secção “Vídeotivoli”. Esta secção do Festival mostra, na cidade finlandesa de Tampere, filmes e vídeos efectuados por crianças dos cinco aos 16 anos oriundas de 37 países, representando todos os continentes.
No site oficial do Festival pode-se consultar o programa bem como todas as informações relativas à realização do evento.

Fonte: http://www.icam.pt/registos.asp?accao=1849&chave=oVELHA