Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sexta-feira, março 18, 2005

Salas de cinema mais vazias


Nos dois primeiros meses deste ano houve, segundo o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM), um acentuado decréscimo da afluência às salas de cinema. A diferença para o igual período de 2004 ronda o meio milhão de espectadores, o que significa uma perda 1,7 milhões de euros em receitas.
Nos meses de Janeiro e Fevereiro foram contabilizados cerca de 2,5 milhões de espectadores nas salas de cinema de todo o país, menos 15 por cento em relação aos três milhões registados no ano passado. Porém, o ICAM já fez saber que estes dados não apontam qualquer tendência, reiterando que o decréscimo de espectadores se deve a uma alteração no ciclo de estreias dos mais mediáticos filmes, que só deverão chegar aos cinemas a partir de Abril.
Num ano em que as películas premiadas nos Óscares, salvo algumas excepções, não despertaram grande interesse no público português, foi possível ao ICAM fazer pela primeira vez uma comparação mensal da taxa de afluência às salas de cinema, facto que se deve à recente informatização de todos os dados tratados por aquele instituto.


Fontes:
Público