Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sexta-feira, março 11, 2005

Prémios Fantasporto’2005

Com o filme “Nothing”, Vincenzo Natali venceu o Grande Prémio do 25º Festival Internacional de Cinema do Porto, no passado dia sete. É a terceira vez que o realizador canadiano é premiado, depois de "Cube" ter conquistado o mesmo prémio em 1999 e de "Cypher" ter ganho, em 2003, o Gold Raven e o Prémio Especial do Júri.

Outro vencedor é “Bubba Ho-Tep” de Don Coscarelli (realizador de "Phantasm", de 1979), que recebeu o Prémio Especial do Júri e o prémio de Melhor Actor para Bruce Campbell, por interpretar Elvis Presley, o rei do rock. Já o reconhecimento de Melhor Actriz foi atribuído à actriz, norte-americana, Karen Black pelo filme "Firecracker", de Steve Balderson.
O júri da Secção Oficial de Cinema Fantástico distinguiu, ainda, com o Méliès de Prata, a produção francesa “Les Revenants”, de Robin Campillo. Uma película típica das obras de ficção científica dos anos 50, onde os mortos-vivos são uma constante e graças à qual Campillo alcançou, também, o galardão de Melhor Realizador. Além disso, com o Méliès de Prata, o filme é candidato do Fantasporto ao Prémio Méliès de Ouro, que terá lugar no Festival de Cinema de Neuchatel (Suíça), em finais de Junho.
O prémio para Melhor Argumento do Fantas’05 foi para "Saw", o filme de James Wan que já estreou nas salas de cinema nacionais.

O também estreante em Portugal “Sideways” de Alexander Payne, juntamente a “Old Boy” de Chan-Wook avassalou a 15.ª Semana dos Realizadores. Há pouco tempo distinguido nos Óscares, “Sideways” levou para casa o Prémio Especial do Júri e o de Melhor Actor para Paul Giamatti. Do mesmo modo, após ter marcado presença no Festival de Cannes 2004 e de ter vencido o Grande Prémio do Júri, “Old Boy” alcançou os Prémios para Melhor Filme e Melhor Argumento da Semana dos Realizadores.
O prémio para o Melhor Realizador foi para Naoto Kamazawa com o episódio “Birthday” do filme “Tokyo Noir” conseguiu o prémio para o Melhor Realizador.

Na Secção Oficial Orient Express, “My Mother the Mermaid”, uma comédia que quebra com os limites do espaço e do tempo, foi premiada como Melhor Filme. Ainda nesta secção, o Júri concedeu o Prémio Especial a “Vital” de Shynia Tsukamoto.

O Fantasporto regressa para o ano, entre os dias 27 de Fevereiro a 12 de Março, no Teatro Rivoli e nos Cinemas AMC, do Arrábida Shopping. Já estão abertas as candidaturas para aquela que será a sua 26.ª edição.

Fonte:http://www.caleida.pt/fantasporto/2005/index.html