Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sábado, março 19, 2005

Disney terá novo líder


A partir de Setembro do corrente ano, Robert Iger será o novo presidente-executivo da Walt Disney Co.. O actual número dois da companhia substituirá Michael Eisner, que se retirará após mais de vinte anos à frente do grupo.
Já era conhecida a intenção de Eisner abandonar o cargo, porém tal sucederá antes do previsto, uma vez que o ano de 2006 era o momento apontado para tal. A forte contestação dos accionistas daquela multinacional à liderança de Eisner parece ter sido decisiva para o seu afastamento precoce. Porém, a escolha de Iger para seu sucessor não veio satisfazer os investidores, que já expressaram o seu descontentamento para com a decisão da Administração. O facto de Iger pertencer à actual equipa e de ser bastante próximo de Eisner – apesar das notórias diferenças de perfil –, não agradam a investidores como Roy Disney.
Robert Iger entrou na família Disney em 1996, ano em que o grupo adquiriu o capital da estação televisiva ABC, da qual Iger era presidente e director de operações. O antigo pivot de meteorologia irá trabalhar em conjunto com Michael Eisner durante os próximos meses, no sentido de assegurar uma transição pacífica que lhe permita gerir da melhor forma o legado deixado pelo seu antecessor. Isto porque, apesar de controverso, Eisner transformou a Disney numa gigantesca multinacional de media e entretenimento com lucros que ascendem os 20 milhões de euros/ano.
Os testes à nova liderança serão, desde já, exigentes. Robert Iger terá, a curto prazo, que negociar os direitos televisivos da liga de futebol americano, bem como assegurar que os estúdios de animação Pixar não escolhem outra distribuidora.


Fontes:

Comunicado oficial da Walt Disney Co.

Notícias UOL

Último Segundo

Público