Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Filme de Jayme Monjardim indicado a Óscar 2005



“Olga”- a primeira longa metragem do brasileiro Jayme Monjardim, está indicada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para concorrer ao Óscar 2005- na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Baseada na biografia homónima do jornalista e escritor Fernando Morais, esta película conta a história de Olga Benário, uma judia comunista e mulher de Luís Carlos Prestes, um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro, que foi extraditada e enviada, grávida de sete meses, para um campo de concentração alemão, onde acabaria por ser executada.

Inicialmente uma parte de “Olga” seria filmada em terras alemãs, nomeadamente as cenas concernentes aos campos de concentração, contudo, os ajustes com o país não resultaram em bem. Consequentemente, produzido na sua totalidade no Brasil e tendo por base um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros, esta cinematografia, tem a actriz Camila Morgato no papel de Olga e Caco Ciocler como Luiz Prestes, contando ainda com o desempenho de Fernanda Montenegro na personagem Anita Leocádia, mãe de Prestes.

Monjardim assegura, mais uma vez, a presença brasileira num dos maiores eventos do cinema, já que no ano passado, o filme “Carandiru” de Hector Barbenco, foi seleccionado para representar o Brasil, bem como a “Cidade de Deus” de Fernando Meirelles apontado pela academia, nas categorias de Melhor Direcção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.


Fonte:
http://www.estadao.com.br/divirtase/noticias/2004/set/21/131.htm