Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

terça-feira, novembro 16, 2004

FIKE 2004: Uma maratona de cinematografias

De 19 a 27 de Novembro, realizar-se-á no auditório da Universidade de Évora, a quarta edição do FIKE 2004 – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora.

O FIKE 2004 é uma organização reunida do Páteo do Cinema da S.O.I.R. Joaquim António de Aguiar e do Cineclube da Universidade de Évora. É uma estrutura especialmente dirigida para a exibição de filmagens pouco divulgadas, que aposta fundamentalmente na diversidade e intervenção cultural e na qualidade artística e técnica.

Na edição deste ano, o festival estabeleceu um recorde com a apresentação de 1446 filmes vindos de 77 países. O nosso país encontra-se à frente da lista com 75 curtas-metragens seleccionadas. Em seguida, o Reino Unido com 58, os Estados Unidos com 46, a Espanha e a Itália com 43, a Alemanha com 42 e por último a Coreia com 39 filmes.

No que diz respeito à competição nacional, o júri deste evento irá premiar, a Melhor Curta-Metragem Portuguesa e o Melhor Filme de Expressão Portuguesa. Já na competição Internacional vai destacar os melhores nas categorias de ficção, documentário, animação, curta-metragem europeia e curtíssima (com duração até 5 minutos). Contudo, além do júri oficial, o FIKE conta também, este ano, com o júri da Federação Internacional de Cineclubes, que por sua vez concederá o Prémio Don Quijote, assegurando desta forma, a participação do vencedor no Festival Internacional de Cineclubes, que se irá realizar em Itália, a Junho do próximo ano.

Fonte: http://www.edusurfa.pt/