Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

quarta-feira, outubro 27, 2004

28.ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo 2004

A Mostra de Cinema Internacional de São Paulo, que decorrerá de 22 de Outubro a 04 de Novembro, além de dezenas de produções estrangeiras, conta este ano com quatro filmes portugueses.

A 28.ª Mostra de Cinema apresenta, na edição deste ano, 329 filmes (268 longas e 61 curtas-metragens) de 66 países. O destaque vai para os cineastas Abbas Kiarostami (Irão), Guy Maddin (Canadá) e Amos Gitai (Israel), que terão sessões retrospectivas.
No entanto, distingue-se também Jerzy Stuhr da Polónia, que exibe dois filmes na programação, e DJ Joakim (França), que contribuirá para as pick-ups da película "The Fall of the House of Usher" (1928). Uma outra grande presença é a da cantora e actriz Jane Birkin. A musa inspiradora de Serge Gainsbourg, que participa da comédia “Obrigada Dra. Rey”, de Andrew Litvack, fará o encerramento da mostra no Sesc Pinheiros.
Além disso, neste acontecimento realizar-se-ão exposições, lançamentos de livros, performances, e ainda a estreia mundial de “Bem-Vindo a São Paulo”, a primeira longa-metragem produzida pelo festival, que relata várias perspectivas da cidade por diferentes cineastas.

Produção Nacional

“Água Fria”, de Teresa Villaverde, “Na Cidade Vazia”, de Maria João Ganga, “Tudo Isto é Fado”, de Luís Galvão Teles, e “O Quinto Império - Ontem como Hoje”, de Manoel Oliveira, fundamentado na peça de teatro “El-Rei Sebastião”, de José Régio (1901-1969), são as películas portuguesas que tomarão parte na programação da mostra. No entanto, a realizadora portuguesa Maria de Medeiros verá o seu documentário “Je T'Aime... Moi Non Plus”, relativo aos conflitos entre os críticos e a classe artística, ser exibido na mostra. Bem como, a curta-metragem “Alguma coisa acontece”, que aborda a cidade de São Paulo.

Uma portuguesa no júri

O júri da 28ª Mostra de Cinema é constituído pelos cineastas Cacá Diegues (Brasil), Abolfazl Jalili (Irão), George Sluizer (França), Fridrik Thor Fridriksson (Islândia), o actor Philippe Maynial (França), a produtora Elisa Resegotti (Itália) e Teresa Villaverde (Portugal).
Estes jurados vão ter que escolher, de entre os filmes em competição, a melhor obra de um director, que conte pelo menos com três longas-metragens no seu currículo. Por outro lado, nas categorias de documentário e longa-metragem, os contemplados pela vitória receberão o Troféu Bandeira Paulista.