Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sexta-feira, outubro 22, 2004

George Lucas: que a força esteja contigo!

O “American Film Institut” (AFI) decidiu atribuir a George Lucas, um dos prémios mais cobiçados do mundo da sétima arte: o “Lifetime Achievement Award”. O prémio ser-lhe-á entregue durante um jantar de honra, em Junho do próximo ano, em Los Angeles.
O consagrado realizador da saga “Guerra das Estrelas” e um dos principais mentores de “Indiana Jones” vê, assim, a sua carreira ser finalmente reconhecida. Esta premiação só é concedida uma vez por ano a uma personalidade do mundo do cinema.
Lucas será o 33.º a receber o prémio, vendo o seu nome numa lista onde já constam figuras como Orson Wells, Meryl Streep, Steven Spielberg, Jack Nicholson e Alfred Hitchcock.
Segundo Howard Stringer, presidente do AFI, Lucas mostrou-se ser merecedor deste galardão porque é "um narrador genial e antes de tudo, um pioneiro da animação. Fez a arte da imagem avançar como poucos outros, inspirando toda uma geração de cineastas".
Confrontado com a premiação, Lucas mostrou-se satisfeito. "Tenho sorte de ter uma longa carreira durante a qual pude fazer o que gosto. É uma honra poder juntar-me a personalidades extraordinárias como as já premiadas pela AFI", afirmou.
O cineasta nasceu em 1944 em Modesto (Califórnia). Conseguiu o sucesso com “ Star Wars”, e ao lado de Steven Spielberg, em “Indiana Jones”, viu a sua carreira tornar-se uma referência para muitos realizadores e produtores. Agora com 60 anos, prepara-se para lançar, em 2005, "Episódio III: A vingança de Sith", a última edição da “Guerra das Estrelas”.
Embora ele tenha sido pioneiro na forma de fazer filmes, nomeadamente, no que diz respeito a filmes de ficção científica, e seja responsável por alguns dos maiores êxitos de bilheteiras em todo o mundo, os seus títulos como realizador ainda são poucos.

A mim, parece-me justa a atribuição do prémio, embora não seja uma grande fã dos filmes do género. Contudo, não podemos deixar de concordar que Lucas é dotado de um grande génio inventivo, deixando isso bem vísivel nos seus filmes e produções.