Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sexta-feira, outubro 22, 2004

Decepcionante “Catwoman”

Traduzindo o meu gosto por cinema, fui ver o filme “Catwoman”. Apesar de ter ouvido umas opiniões não muito positivas acerca desta película, não deixei de ir, até porque, embora muitas vezes as críticas construam os filmes, não são estas que impedem alguém de ver este ou aquele filme…
Agora, ainda a recuperar do desapontamento, refiro-me a este filme como um dos piores que vi até hoje. Desde a escolha e desempenho dos actores, passando pelos efeitos especiais, até mesmo pelo guarda-roupa e terminando no próprio realizador, Pitof, este filme deixa muito a desejar.
Na mesma linha, mas longe, de “Spider-Man” esta produção cinematográfica conta a história de Patience Philips (Halle Berry), uma tímida designer gráfica, que se incomoda até pelo simples facto de respirar. No entanto, vê-se enredada numa espécie de conspiração quando descobre um horrível segredo da empresa onde trabalha, acabando por ser assassinada. Contudo, através de um bizarro prodígio, Philips é restaurada à vida por um Deus-Gato, de nome Midnight (Meia-noite). A partir daqui, transforma-se numa poderosa mulher provida dos apurados sentidos dos felinos, a Mulher-Gato. Sendo o seu principal objectivo, vingar-se daqueles que a mataram.

Produção feita à pressa...
No que diz respeito ao desempenho de papéis, Halle Berry está no seu pior, fazendo com que a sua tarefa de dar corpo e vida à sensual gata, se torne demasiado redundante ao longo do filme. Até nas cenas mais simples, esta parece mostrar inexperiência naquilo que faz como profissão. Além disso, não entendo a utilidade do treino a que Berry se submeteu para a rodagem do filme, porque em todas as cenas de luta, estão bem notórias as animações visuais (ainda que mal executadas).
Do resto do elenco, destaca-se também, pela negativa, Sharon Stone (Laurel Hedare), que no seu percurso cinematográfico, duvido ter tido tão mau desempenho. Aquela que ficou conhecida com o “descruzar de pernas fatal”, está aqui mal aproveitada, tendo um papel muito pobre.
Considero ainda que, o guarda-roupa do elenco foi mal adaptado ao contexto das personagens, nomeadamente o fato da Catwoman. A Gata perdeu estilo ao mostrar demasiadamente o corpo, transmitindo falta de sensualidade e de mistério, que os gatos tanto possuem. Quem viu Michelle Pfeiffer, na sua interpretação de Mulher-Gato, em “Batman- O retorno”...

De um modo geral, a película é de facto muito pobre, parecendo ter sido produzida por amadores. O que deixa algumas dúvidas no mundo cinematográfico, visto que o realizador Pitof, sempre se destacou em produções deste género, sendo ele especializado em efeitos visuais e cinematografia.
Deste modo, interrogo-me se depois desta paupérrima produção não mais se farão grandes películas como os memoráveis: "Superman" de Richard Donner e "Batman" de Tim Burton.

1 Comments:

Blogger Alexandre Carvalho said...

Concordo plenamente com a critica pois eu também fui ver o filme e achei-o completamete "fora de órbita". Penso até que as series "rascas" da produção nacional, dão uma lição de interpretação a Halle Berry. em jeito de conclusão, acho que este filme só deve ser visto na companhia de alguem bastante especial, pra aguentar a tortura cinematográfica que Pitof nos propoem...

3:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home