Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sexta-feira, outubro 15, 2004

Cuidado com os tubarões!!!


O mundo do cinema é muito vasto! São muitos filmes, muitos argumentos, demasiados actores, vários cenários, reais ou fictícios, enfim, uma panóplia de elementos que por si só constituem matéria de crítica.
Para este primeiro post, a minha intenção é bem mais simples. Para já, pretendo apenas falar sobre o último filme que tive a oportunidade de ir ver ao cinema: " O Gang dos Tubarões". Com esta película consegui conciliar a minha paixão por cinema e o mundo da animação. A história é simples mas repetitiva: um menino pobre, no caso é um peixe, que quer atingir o sucesso muito rapidamente e que vê essa oportunidade chegar alicerçada numa mentira. A vontade de chegar ao topo é tão grande que o pequeno peixe nem se apercebe de quem realmente gosta dele. Se juntarmos a isto o facto de, no oceano onde ele vive, haver uma sociedade perfeitamente organizada, à semelhança das grandes metrópoles em que a máfia está a “cargo” dos tubarões, temos um filme que, pelo menos, nos deixa mais bem dispostos. Isto não pretende ser um profundo comentário ao filme, contudo parece-me justo referir que, à semelhança do que fizeram com Shrek, os produtores apostaram numa banda sonora à altura, mas com uma inovação: os próprios cantores, na sua versão animada, integram a história do filme.
Um dos aspectos que me pareceu mais prejudicial para o desempenho da trama foi a dobragem. Não quero com isto dizer que não se devia fazer a tradução dobrada, apenas acho que neste filme haviam personagens, nomeadamente o Óscar, que perderam a magia com a dobragem. Há certas expressões que não têm tradução. Contudo, não podemos deixar de dar os parabéns aos actores portugueses que deram voz às personagens, designadamente, ao Nicolau Breyner, Rui Unas, Marco Horácio, Manuela Couto, entre outros. Claro que a versão original, ao contar com as participações de Robert de Niro, Will Smith e Jack Black, torna-se muito mais interessante e apelativa para o grande público.
" O Gang dos Tubarões" é um filme para miúdos, mas à qual os graúdos também podem assistir e ficar mais uma vez surpreendidos com este trabalho de animação da Pixar. Embora fique muito aquém de “À Procura de Nemo”, esta é uma produção que promete distrair os mais sérios e animar os mais mal dispostos.