Cinema escrito

Luzes, câmara, acção!

sexta-feira, abril 01, 2005

Miramax e Disney separam-se

Os irmãos Bob e Harvey Weinstein, dos estúdios Miramax, chegaram ontem a um acordo amigável de ruptura com a Disney. Porém, o que provocou mais polémica foi o facto da Disney ficar com o nome da Miramax e com a filmoteca de 550 títulos. Para isso, consta-se que pagou 130 milhões de dólares (cerca de 100 milhões de euros), contudo os Weinstein ficam com a sua filial, a Dimension Films e, futuramente, fundarão uma nova produtora, a Weinstein Co.

Graças às diferenças nas respectivas filosofias de produção, a separação entre a Disney e os dois irmãos já era há muito prevista na indústria do cinema americano. Começou a tornar-se flagrante no caso da produção da trilogia “O Senhor dos Anéis”, que estaria a cargo da Miramax, mas que acabou por ir para a New Line. Assim, Bob e Harvey Weinstein mostraram-se satisfeitos com este rompimento, dado que a Disney tem vindo a colocar obstáculos à realização deste e de outros projectos que a Miramax quis levar avante.

Todavia, existem assuntos ainda estão por resolver, nomeadamente, as sequelas de “Scary Movie” ou “Spy Kids”, que só serão desenvolvidas após um acordo das duas companhias. No entanto, a Weinstein Co. assegurará a produção de filmes como: “Kill Bill” (uma versão de quatro horas) de Quentin Tarantino; “Wolf Creek” do australiano Greg McLean; “The Passion Of The Clerks”, a sequela de “Clerks” de Kevin Smith; “ Pulse” assinado por Kiyoshi Kurosawa; “Breaking And Entering” do realizador Anthony Minghella e ainda dois projectos ainda sem nome de Robert Rodriguez e de Quentin Tarantino.Já as produções partilhadas com a Disney são: “Derailed”, um Thriller de Mikael Hafstrom; ”Scary Movie 4”; “The Matador”; ”Come Closer” e “Mrs Henderson Presents”.

Fonte:

http://www.cinema2000.pt/ficha.php3?id=4706&area=noticias